Idealista
Setember 2020

(PT) Espaços a mudar com a pandemia: desde casa à vida nas cidades, o desafio está lançado — Gabriella Gama, sócia-fundadora do estúdio Apparatus Architects, lança várias questões sobre o futuro dos espaços em entrevista ao idealista/news.

Da engenharia à arquitetura, passando pelo design e decoração de interiores. São apenas algumas das áreas que, no mundo pós-pandemia, se veem obrigadas a repensar os espaços, mas sobretudo a relação das pessoas com eles. As casas, as ruas e as cidades vivem-se de outra maneira, abrindo caminho à reflexão, mas também à criatividade. “Será que não deveríamos abrir as nossas marquises? Será que as ruas estão bem dimensionadas? Será este o fim dos centros comerciais? E como poderemos coabitar no futuro em grandes cidades?”. As dúvidas em forma de desafio são lançadas por Gabriella Gama, sócia-fundadora do Apparatus Architects, um gabinete de arquitetura português recentemente galardoado nos Prémios Architizer A+Awards 2020, em entrevista ao idealista/news.

Read in full here.

Público
August 2020

(PT) Filipe e Gabriella deram uma nova vida ao antigo Palácio Cruz Alagoa — A reabilitação do antigo Palácio Cruz Alagoa, em Lisboa, valeu aos arquitectos do Apparatus Architects um prémio internacional.

O escritório foi fundado em Outubro de 2016, no antigo Palácio Cruz Alagoa, em Lisboa, pelos arquitectos Filipe Lourenço e Gabriella Gama. O casal veio de Paris perseguir a sua paixão por Portugal, numa época em que Lisboa estava cada vez mais “dinâmica”. Pouco tempo depois de aterrarem, depararam-se com o edifício histórico, construído depois do mítico terramoto de 1755.

Read in full here.

Idealista
August 2020

(PT) Os melhores projetos de arquitetura do mundo (e há ADN português na lista) — A lista de vencedores da 8a edição dos Prémios Architizer A+Awards 2020 já foi revelada e celebra o “Futuro da Arquitetura”

Foram oficialmente revelados os vencedores da 8ª edição dos Prémios Architizer A+Awards 2020, o maior e mais internacional programa de prémios do setor que homenageia a melhor arquitetura, espaços e produtos de todo o mundo. No artigo de hoje destacamos alguns dos projetos galardoados, nomeadamente o do estúdio português Apparatus Architects, que arrecadou um troféu na categoria "Architecture + Ceilings" com o projeto Apparatus Architects Studio, que é nada mais nada menos que o próprio escritório do atelier, localizado no bairro do Príncipe Real, em Lisboa.

Read in full here.

Diário Imobiliário
August 2020

(PT) Jovem escritório de arquitectura lisboeta vence prémio Architizer A+ Awards 2020

O escritório de arquitectura e design Apparatus Architects venceu o reconhecido prémio Architizer A+Awards 2020 na categoria “architecture + ceilings”. Como vencedor na categoria "Architecture + Ceilings", a Apparatus Architects ganhará um troféu e uma publicação no livro Best Architecture da editora de renome Phaidon.

De referir que o Architizer é um site de arquitectura e design com sede em Nova Iorque que já recebeu mais de 400 milhões de acessos, segundo a plataforma online. O prémio surgiu em 2012 com o objectivo de laurear e promover o que há de melhor na arquitectura mundial. A Apparatus vence o Prémio no tema do ano “O Futuro da Arquitectura - O design que está a transformar a sociedade e o ambiente construído para as gerações futuras”, com o espaço do Estúdio em Lisboa.

Read in full here.

Espaço de Arquitetura
July 2020

(BR) Apparatus Architects vence os Prémios Architizer A+ Awards 2020

O atelier Apparatus Architects vence os Prémios Architizer A+Awards 2020, com o projeto Apparatus Architects Studio, na categoria “Architecture +Ceilings”. Os prémios são promovidos a nível mundial pela plataforma online de divulgação de arquitetura Architizer A+, que tem a sua sede em Nova Iorque, e apresentam-se como “o maior programa de prémios focados a celebrar e divulgar a melhor arquitectura do ano”.

Read in full here.

Casa e Jardim
August 2020

(BR) Brasileira vence Architizer A+ Awards 2020 na categoria Arquitetura e Tetos

A arquiteta brasileira Gabriella Gama, de apenas 31 anos de idade, sócia-fundadora do Apparatus Architects Studio, venceu o prêmio internacional de arquitetura Architizer A+ Awards 2020, na categoria Arquitetura e Tetos. O projeto é do próprio escritório da arquiteta com 70 m², no bairro Príncipe Real, em Lisboa, e foi eleito em primeiro lugar pelo voto popular. Entre os finalistas eleitos pelo júri da premiação, estavam também um escritório dinamarquês com filial em Abu Dabi, dois grandes da China e um americano com sede em Boston. "A nomeação já veio como algo inesperado. Nós nos candidatamos ao prêmio, mas tínhamos consciência de que competiríamos com gigantes", conta a arquiteta.

Read in full here.

Editora Olhares
August 2020

(BR) Arquiteta brasileira -ca em primeiro lugar no Architizer A+ Awards 2020

O Apparatus Architects, comandando pela brasileira Gabriella Gama e seu sócio Filipe Lourenço, ocupa um estúdio de 70 m² dentro de um palácio do século XVIII no bairro Príncipe Real, região central de Lisboa, que foi destaque na premiação Architizer A + Awards. Por muitos anos a construção histórica passou por diversas transformações, como a conversão dos saguões em espaços comerciais e de escritórios de uso misto. Para ressigni-car o local, os arquitetos trouxeram referências portuguesas e elementos originais do prédio. O teto baixo, que reduzia a entrada de luz natural, ganhou abóbodas inspiradas em um dos corredores do palácio, fez com que o projeto -casse entre os cinco melhores selecionados por um júri internacional e eleito pelo voto popular na categoria “Arquitetura e tetos”.

Read in full here.

Espaço de Arquitetura
July 2020

(BR) Spaceworkers e Apparatus Architects finalistas dos Prémios Architizer A+Awards 2020

Os ateliers portugueses Spaceworkers e Apparatus Architects são finalistas dos Prémios Architizer A+Awards 2020 Os prémios são promovidos a nível mundial pela plataforma online de divulgação de arquitetura Architizer A+, que tem a sua sede em Nova Iorque, e apresentam-se como “o maior programa de prémios focados a celebrar e divulgar a melhor arquitectura do ano”. O projeto Centro de Interpretação do Românico, de autoria dos Spaceworkers, 1gura como finalista na categoria “Museum”, já o projeto Apparatus Architects Studio do atelier Apparatus Architects é finalista na categoria “Architecture +Ceilings”.

Read in full here.

Architizer A+ Awards Winner, 2020

Our project Vaults in the Architecture + Ceilings was selected a Winner in this year’s Architizer A+Awards! The Architizer A+Awards is the largest awards program focused on promoting and celebrating the year’s best architecture and products. Its mission is to nurture the appreciation of meaningful design in the world and champion its potential for a positive impact on everyday life. As an Architizer A+Award recipient we have been identified as an industry leader for architecture and design worldwide.

Awarded 2nd Prize in Alcaniça Social Housing Competition - IHRU

Our proposal for the Alcaniça Social Housing Project was awarded second place in the National Competition in Portugal. The jury praised the proposal and highlighted the simplicity and clarity of the Architecture done through the reading of the present and immediate urban surroundings.